Saúde e educação básica nas escolas é um tema que precisa ser profundamente discutido e atualizado com frequência.
As unidades de ensino são locais onde adquirimos muitos conhecimentos, desde estudos de história, química, biologia, matemática, geografia e etc, até interações com outras pessoas.
Nesse sentido, como escola é parte de uma período da nossa formação como cidadão, é de suma importância a abordagem da saúde.
Além de discutir um pouco sobre os métodos tradicionais de ensino, que muitas vezes podem prejudicar a absorção de conteúdo dos alunos.
Por isso que criamos nosso programa Heatlh and basic education, onde ao longo do post explicaremos do que se trata.
Saúde e educação básica nas escolas

Saúde e educação básica nas escolas é um tema bastante discutido, mas na maioria das vezes de forma genérica e com pouca orientação de pôr em prática.
Porém não deixa de ser importante levantar esse assunto e fazê-lo chegar em instituições de educação e saúde, que consequentemente chegarão a grande massa da população.
Saúde e educação básica nas escolas nada mais é que um conjunto de iniciativas com o intuito de promover o conhecimento em saúde e orientações básicas, como forma de prevenção a diagnósticos de doenças futuras.
Além da prevenção, há um objetivo dessa iniciativa que é promover hábitos e uma vida mais saudável desde jovens, gerando uma qualidade de vida maior.
Um exemplo da importância das escolas buscarem e implementarem ações que visam promover saúde e educação básica, é o estudo do IBGE.
Onde em uma pesquisa realizada com alunos do 9º do ensino médio em algumas escolas em todos os municípios do Brasil, em 2019, foi constatado que quase 17% desses alunos não lavam as mãos antes de comer.
Diante desse cenário, o governo brasileiro criou o Programa de saúde na escola (PSE) em 2007, com uma pauta voltada para crianças, jovens e adultos, com o objetivo de integrar e promover atividades que levam o bem estar e qualidade de vida aos estudantes.
Os pilares para implantação do PSE nas escolas, que são gerenciadas pelos governos estaduais, são:
- Promover cidadania
- Promover saúde ocular
- Promover saúde auditiva
- Promover saúde bucal
- Promover saúde mental
- Promover lazer e atividade física nas escolas
- Prevenir infecções sexualmente transmissíveis (IST’s)
- Prevenir uso inadequado do álcool e drogas
- Acompanhamento de vacinas
- Promover nutrição e alimentação saudável
- Campanhas com o mosquito Aedes Aegypti
Dessa forma, é possível notar que a saúde e educação básica nas escolas tem se tornado uma preocupação de várias partes.
E por isso criamos um programa, nomeado Health and basic education, que aproveita dessa base para seguir promovendo iniciativas como essa.
O que é o programa Health and Basic Education?
Diante desse cenário de preocupação e surgimento de novas doenças, inclusive mentais, criamos o programa que promove saúde e educação básica nas escolas.
O projeto Heath and Basic Education nasceu em 2017 com o Programa Saúde na Escola (PSE).
Nosso principal objetivo é proporcionar uma oportunidade onde a saúde se encontra com a educação para contribuir com a formação integral dos estudantes.
Através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde podemos enfrentar as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens vulneráveis aos problemas associados.
Problemas, como gravidez precoce, métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis (IST), distúrbios psicológicos e emocionais, questões relacionadas à aprendizagem, obesidade, prevenção de doenças e outras condições fisiológicas críticas.
Como atuamos
Através dos nossos estudos que norteiam a educação e saúde, publicamos artigos e estudos sérios de forma mais clara e objetiva.
Dessa forma desmistificamos alguns temas, e atualizamos estudos e teorias já existentes, para que esse nível de informação, que muitas vezes fica no conhecimento apenas de profissionais da saúde, cheguem a crianças, jovens e adultos.
Além disso, estamos sempre pensando em como abordar isso nas escolas, para que o resultado seja de fato positivo.
Ou seja, navegamos pelo conhecimento de uma educação mais didática que atinja todos os alunos, muitas vezes fugindo do ensino tradicional.
Artigos publicados
Como base das nossas ações, realizamos artigos sobre saúde e educação básica promovidos por nós, trazendo uma linguagem mais clara e objetiva.
Deixaremos aqui alguns dos nossos artigos publicados:
- A importância do uso de métodos ativos no ensino da morfofisiologia humana
- Avaliação dos distúrbios fisiológicos relacionados ao uso contínuo de contraceptivos hormonais em mulheres jovens
- Unhas das mãos e dos pés como biomarcadores de exposição subcrônica ao flúor do dentifrício em crianças de 2 a 3 anos de idade
Qual a importância desse programa?

Toda ação que tem o objetivo de promover mais acesso a conhecimento e programas de saúde para crianças e adolescentes através da educação tem grande importância e significância.
No entanto, particularmente, a importância da saúde e educação básica para a Health and basic education é o cuidado maior em levar conteúdos atualizados, novos estudos e novos experimentos e resultados que dificilmente chegaria nos jovens organicamente.
E isso pode promover um alto nível de prevenção a doenças, cuidado e bem estar do indivíduo a longo prazo.
Imagine uma adolecente que só tem acesso e só busca conhecimento através de mídias sociais (tik tok, instagram…).
Como já iniciou seu período de puberdade, vem várias mudanças no corpo feminino, e a forma que essa adolecente tem pra se orientar é através da rede social, onde cada pessoa relata sua experiência e cria suas conclusões.
Seja com o consumo de remédio para não engravidar, seja métodos caseiros para diminuir as acnes, seja receitas “milagrosas” para perder peso…
Caso essa adolecente siga essas orientações e não busque ajuda profissional durante essa fase, e não tenha acesso ao conhecimento básico científico para lidar com essas situações, como será essa jovem no futuro?
Não saberemos exatamente, mas é bem provável que tenha problemas hormonais, mentais e/ou sociais, se algumas dessas orientações não forem as adequadas.
Como implantar na sua escola, universidade ou centro de saúde?
Sabemos quantos desafios na educação da saúde para jovens podem existir no meio do caminho, mas estamos aqui para ajudar a contribuir com a formação integral desses estudantes.
Em muitas escolas e universidades no Brasil já tem implantadas as iniciativas do PSE, e como trabalhamos em conjunto com esse programa levando saúde e educação básica nas escolas, faz total sentido ajudarmos a sua unidade de ensino.
Em caso de escolas que ainda não tem implantada o PSE, também podemos contribuir com nossos estudos. O importante é pôr em prática essas ações!
Para que nosso trabalho esteja presente na sua escola ou universidade, te convidamos a responder o formulário clicando no botão abaixo.
Em seguida entraremos em contato para entender a melhor forma de levarmos o conhecimento dos nossos estudos para seus alunos.